sábado, 30 de abril de 2011

5 dicas sobre o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade - PGQP

(vote na enquete por favor - lado direito do blog)


Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, você sabe o que é?


Se não sabe, deveria saber.

E não digo isso como faculdade, mas sim como obrigação. É importante que as pessoas disseminem a noção da importância da qualidade e por isso hoje vou falar sobre isto!

No escritório aplicamos a Gestão pela Qualidade e confesso que hoje vejo coisas que não via antes de trabalhar lá.

A diferença que isso faz na motivação dos colaboradores, bem como na facilidade da gestão e manutenção da ordem dentro do escritório é bárbara.

A satisfação dos clientes e dos colaboradores aumenta, a organização é exteriorizada, as rotinas são verificadas e otimizadas, tudo isso leva a nós, pequenos peixes, a sermos mais competitivos em um mercado cheio de grandes tubarões.

Você que é empresário, médico, advogado, o que seja, comece a dar uma pesquisada a respeito.

site do PGQP nos traz uma conceituação do mesmo:

""Como melhorar os produtos e serviços, economizar tempo e otimizar recursos no Estado?" Foi a partir deste questionamento que o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade começou a estruturar sua base em 1992. No Brasil, o Governo Federal havia lançado, no início da década de 90, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade, destinado a melhorar os níveis de produtividade, confiabilidade e qualidade na indústria. Essa iniciativa alavancou um avanço significativo no desenvolvimento e crescimento do parque produtivo nacional. 
No Rio Grande do Sul, a parceria entre o setor público e a iniciativa privada permitiu a divulgação da filosofia e dos princípios da qualidade de forma democrática e deu a oportunidade de serem promovidas uma série de iniciativas voltadas ao aprimoramento dos produtos e serviços das empresas gaúchas. Hoje, as melhorias que o Programa ajudou a promover podem ser visualizadas pela maior competitividade e qualificação nos serviços públicos e privados. Através do comprometimento do governo, empresários, trabalhadores e consumidores, os sistemas de gestão foram aprimorados ainda mais. 

No processo inicial do Programa, a meta era de que no ano 2000 metade das pessoas em atividade no Estado estivessem usando as ferramentas e os conceitos da Qualidade Total. Com o tempo, este objetivo foi sendo aperfeiçoado e expandido. Com o sucesso da implantação do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, o Rio Grande do Sul passou a ser reconhecido em todo o Brasil como o Estado que mais avançou na disseminação dos conceitos e na aplicação permanente das técnicas e ferramentas de qualidade, melhorando os resultados das organizações gaúchas."

Se você é resistente a mudanças, acha que isso tudo é bobagem, é um investimento furado, não tem paciência e dedicação para mudar, vá com calma!

Sugiro que siga algumas dicas (somente na última você precisará investir algum dinheiro) e, após seguir as três primeiras, se você me disser que isso tudo é bobagem e não serve para nada, eu lhe pago uma dúzia de cervejas (a recíproca é verdadeira, ok?):

1. Leia os CASES para entender melhor as mudanças e facilidades que o PGQP lhe oferece.
Entre no site e de uma lida nos Cases, são casos de empresas que aplicam o PGQP em suas empresas.
Acesse http://www.mbc.org.br/mbc/pgqp/ e clique em CASES, ou clique diretamente aqui.

2. Comece com noções básicas de Qualidade.
Faça o Curso D'Olho na Qualidade no EAD do Sebrae. Ele irá lhe ajudar a ter noções básicas de qualidade e a colocar o seu escritório/empresa em ordem.
Acesse http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/ matricule-se e se inscreva no curso do D-Olho. (É GRATUITO!)
No momento não tem uma turma aberta com vagas, mas é só aguardar. O cronograma nos mostra que o curso "D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios"  tem diversas turmas terminando em 04.05.2011, sendo assim, logo terão mais turmas abertas!
Mas preste atenção, é importante que você estude o D-Olho e siga o que ele lhe ensina, aplicando ele no seu local de trabalho.

3. Após, faça o MEG.
Curso MEG - Primeiros Passos para a Excelência, também no EAD SEBRAE. (TAMBÉM É GRATUITO!)
Eu fiz o D-Olho primeiro e o MEG depois, porém, fiz o MEG pelo site da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) e ele é muito complexo, é coisa para quem já fez outros cursos sobre Qualidade, por isso o do Sebrae é melhor para iniciantes!

4. 
Faça o PSGQ.
Curso de Qualidade para aplicar o PGQP na sua empresa/escritório, este curso é mais demorado e bem mais complexo que os outros, ele entra nas minúcias das questões nos traz inclusive a noção do que são processos, indicadores etc.
Se você ficou interessado, leia mais sobre este curso aqui.
Leia os livros que envolvem assuntos de liderança, como Vencendo com as pessoas, do Jhon C. Maxwell, O Monge e o Executivo, As 21 irrefutáveis leis da liderança etc.

5. 
Continue lendo.
Entre no site, procure o Comitê da Qualidade da sua cidade e peça maiores informações, como cursos, Cases, palestras etc.
Em Cachoeira do Sul, mais informações podem ser obtidas aqui e no site oficial do PGQP aqui.

O Comitê da Qualidade de Cachoeira do Sul funciona junto ao Sindilojas e encontra-se à disposição para maiores esclarecimentos.

Informações extras
Na última reunião da qualidade compareceram em Porto Alegre, RS, 2.300 pessoas, sendo que no ano passado haviam comparecido somente em torno de 600. Isso mostra a força do Programa de Qualidade desenvolvido pelo Sr. Gerdau e como ele vem ajudando diversas empresas no Estado a melhorarem e ficarem mais competitivas.

Já pensou em um Estado onde todas as empresas aplicam a Gestão pela Qualidade? Teríamos pessoas mais satisfeitas com seu emprego. Isso é fato.

A noção de liderança que o PGQP dissemina é incrível. Quando entrei no escritório eu não tinha noção do que era Qualidade, ainda tenho MUITO o que aprender, mas estou me esforçando.

Os três sócios do escritório já fizeram e montamos todas as quartas-feiras a Reunião da Qualidade no escritório, onde debatemos os temas de interesse e estudamos a Qualidade.

Por um bom período, estudamos as apostilas e naquele período a minha mente se expandiu exponencialmente.

Hoje, estou na metade do Vencendo com as Pessoas, do Jhon C. Maxwell e já estou terminando o Monge e o Executivo, aconselho estas leituras também!

Dois destes que falei podem ser adquiridos em forma de AUDIOBOOK:

Você quer liderar ou mandar? Quer exercer o seu Poder ou a sua Autoridade? Você quer convencer seus colegas de trabalho que fazer alguma coisa é melhor para todos ou usar de seu poder para que eles façam as coisas sob pena de sanção?

Você costuma dizer para as pessoas "faça isso ou você irá para a rua, quem manda aqui sou eu e eu sei o que é melhor para a minha empresa..."?

Definitivamente, se a sua resposta para a última pergunta foi sim, ALGO ESTÁ ERRADO.

A Qualidade tem se tornado tão importante que o Governo Federal convidou o Sr. Jorge Gerdau para assumir um cargo no Governo.

Hoje, vocês, estudantes, serão líderes amanhã, mas que tipo de líderes querem ser?

Seja como empresário, advogado, juiz, médico, chefe de família etc, todos temos que saber liderar e penso que é por isso que é de suma importância que os líderes que não tem afinidade com a qualidade e sentem que as coisas não andam bem, sigam estas dicas, leiam estes livros, se interessem.

Em uma das palestras da última Reunião da Qualidade, o Sr. Vicente Falconi falou sobre algumas destas questões. Mais informações aqui http://www.mbc.org.br/mbc/pgqp/hot_sites/reuniao_47/.

Ricardo Piovan também palestrou, ele é 
Diretor da Portal Fox Consultoria, Coaching e Treinamentos e indicou o livro Estratégia do Oceano Azul. Não li ainda, mas já está na fila. Depois que eu terminar o Monge e o Executivo (termino esta semana) vou terminar o Vencendo com as Pessoas e o próximo é ele.

Não sou nada para falar isso que estou falando, não tenho nenhuma formação, apenas leio constantemente sobre o assunto e acompanho o dia-a-dia do escritório.

Eu sou um LIDERADO, mas tenho comigo a melhor líder que conheço, nossos feedbacks constantes nos ajudam com isso.


Leia este post como se eu fosse um dos seus liderados lhe dizendo que estou desmotivado, o que você faria?
Você alguma vez fez feedback com as pessoas que trabalham em sua empresa? O feedback deve ser constante, mas uma boa maneira de começar é parando aquele momento do dia para conversar e saber como andam as coisas, o que está bom e o que não está.

Eu, se fosse você, seguiria estas dicas, pois ouso em dizer que a Qualidade é uma tendência do presente, não só do futuro.

Um abraço.

Stéfano Nonnenmacher Willig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Compartilhe