sexta-feira, 8 de julho de 2011

DEZ MANDAMENTOS PARA ENTENDER MELHOR SEU ADVOGADO

e-mail: zarur@zmadvogados.adv.br


DEZ MANDAMENTOS PARA ENTENDER MELHOR SEU ADVOGADO 


1. O ADVOGADO precisa se alimentar, repousar, como qualquer outra pessoa normal. E tem horários para isso.  Pode parecer inacreditável, mas é verdade! Esqueça que ele tem telefone em casa. Ligue para o escritório.

2. O ADVOGADO normalmente tem família. Incrível, não? Ele precisa descansar no final de semana para  poder dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar sobre processos, audiências, etc. 

3. O ADVOGADO, incrivelmente, como qualquer cidadão, precisa de dinheiro. Por essa você não esperava, não é? Ele também paga impostos, contas, supermercado, combustível, roupas e sapatos, consome lexotan para conseguir relaxar, etc. Ele investe em muitos livros, cursos especializados para poder atendê-lo  e custos do escritório, como qualquer empresa. Impressionante, não? É por esse motivo que ele acha justo cobrar consulta...

4. O ADVOGADO lê muito, estuda, e isso é trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada !

5. O ADVOGADO não tem condições de examinar processos por telefone. Precisa comentar? Ele não é vidente, não joga tarô e nem tem  bola de cristal. Ele precisa examinar os processos, na maioria das vezes de forma minuciosa, para  maturá-los e poder dar uma resposta à altura do que você precisa e merece.

6. O ADVOGADO, quando em reuniões, festas, deixa de ser ADVOGADO e reassume seu posto de amigo ou parente. Se for possível, evite pedir consultas, conselhos, dicas de condutas jurídicas a serem tomadas, pois lhe é muito difícil analisar todo um processo que não lhe está nas mãos, até porque, nesses momentos, ele não está trabalhando. É bem possível que queira apenas relaxar, curtir o momento.

7. O ADVOGADO não dá apenas um 'parecerzinho', uma 'opiniãozinha'; qualquer parecer ou opinião, tem que ser pensada, estudada, analisada e é claro,  deve ser cobrada. 

8. O ADVOGADO, quando fora do expediente, pode estar fazendo algumas coisas que você nem pensou que ele fazia, como dormir ou namorar, por exemplo. Portanto, chame-o apenas quando extremamente necessário. Nas situações acima, o ADVOGADO pode atender? Sim, ele pode até atender desde que seja pago por isso. É desnecessário dizer que nesses casos o atendimento tem custo adicional, como em qualquer outro tipo de prestação de serviços. Por favor, não pechinche. 

9. O ADVOGADO, tanto quanto outros profissionais, precisa de horários de isolamento e concentração, estudos e atendimentos previamente agendados. Antes da consulta: por favor, marque hora (como faz com os médicos, lembra ???) e chegue no horário combinado. Só venha sem marcar se for caso de emergência. O ADVOGADO vai ser solidário a você, com certeza. Agora, caso o chamado de emergência seja fora do expediente normal de trabalho, o custo da consulta também será fora do normal, ok? 

10. O ADVOGADO não deixará de cobrar a consulta só porque você já gastou 'demais' no seu processo ou porque alguém pode não estar sendo justo com você, eis que não foi o criador do seu problema  jurídico!!!


*Advogado, sócio da Zarur Mariano & Advogados Associados (www.zmadvogados.adv.br), com especializações, contador, pós-graduado em administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Compartilhe