quinta-feira, 8 de setembro de 2011

IMPORTAÇÃO FAZ BEM PARA O BRASIL!

Recebi hoje um email e NÃO posso deixar de me posicionar a respeito.

Por favor, leia TODO o email e depois leia TODO meu raciocínio.

Posso ter falado alguma bobagem, mas com certeza este email também falou.

Espero que entendam que eu falei BEM suscintamente sobre o assunto, não entrei muito em alguns méritos, apenas coloco aqui o meu posicionamento com intuito de não deixar passar em branco que não podemos acreditar em tudo que lemos na internet, sempre há algum interesse por trás.

O email:

Há 200 anos Napoleão Bonnaparte fez uma profecia, que está começando a realiza-se atualmente, ao dizer: "Deixem a China dormir porque, quando ela acordar, o mundo vai estremecer". 

A China do Futuro e o Futuro é Hoje... A verdade é que agora, tudo o que compramos é Made in China. .......Eis um aviso para o futuro! Mas quem liga para esse aviso? Atualmente ....Ninguém ! Agora é só ....aproveitar E APROVEITAR ...! E depois como será para os nossos filhos ? JÁ PENSOU COMO FICARÁ A CHINA DO FUTURO? 

Por FULANO DE TAL (EDITEI O NOME) é diretor de marketing da XXX (EDITEI) e profissional de comunicação . Alguns conhecidos voltaram da China impressionados. Um determinado produto que o Brasil fabrica em um milhão de unidades, uma só fábrica chinesa produz quarenta milhões... A qualidade já é equivalente. E a velocidade de reação é impressionante. Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas... Com preços que são uma fração dos praticados aqui. 

Uma das fábricas está de mudança para o interior, pois os salários da região onde está instalada estão altos demais: 100 dólares. Um operário brasileiro equivalente ganha 300 dólares no mínimo que acrescidos de impostos e benefícios representam quase 600 dólares. Quando comparados com os 100 dólares dos chineses, que recebem praticamente zero benefícios.... estamos perante uma escravatura amarela e alimentando-a... Horas extraordinárias? Na China...? Esqueça !!! O pessoal por lá é tão agradecido por ter um emprego que trabalha horas extras sabendo que não vão receber nada por isso... Atrás dessa "postura" está a grande armadilha chinesa. Não se trata de uma estratégia comercial, mas sim de uma estratégia "de poder" para ganhar o mercado ocidental . 

Os chineses estão tirando proveito da atitude dos 'marqueteiros' ocidentais, que preferem terceirizar a produção ficando apenas com o que ela "agrega de valor": a marca. Dificilmente você adquire atualmente nas grandes redes comerciais dos Estados Unidos da América um produto "made in USA". É tudo "made in China", com rótulo estadunidense. As Empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e vendendo por centenas de dólares... Apenas lhes interessa o lucro imediato e a qualquer preço. Mesmo ao custo do fechamento das suas fábricas e do brutal desemprego. É o que pode-se chamar de "estratégia preçonhenta". 

Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a China assimila essas táticas, cria unidades produtivas de alta performance, para dominar no longo prazo. Enquanto as grandes potências mercadológicas que ficam com as marcas, com os designes... suas grifes, os chineses estão ficando com a produção, assistindo, estimulando e contribuindo para o desmantelamento dos já poucos parques industriais ocidentais. Em breve, por exemplo, já não haverá mais fábricas de tênis ou de calçados pelo mundo ocidental. Só haverá na China. Então, num futuro próximo veremos os produtos chineses aumentando os seus preços, produzindo um "choque da manufatura", como aconteceu com o choque petrolífero nos anos setenta. Aí já será tarde demais. Então o mundo perceberá que reerguer as suas fábricas terá um custo proibitivo e irá render-se ao poderio chinês. 

Perceberá que alimentou um enorme dragão e acabou refém do mesmo. Dragão este que aumentará gradativamente seus preços, já que será ele quem ditará as novas leis de mercado, pois será quem manda, terá o monopólio da produção . Sendo ela e apenas ela quem possuirá as fábricas, inventários e empregos é quem vai regular os mercados e não os "preçonhentos". Iremos, nós e os nossos filhos,netos... assistir a uma inversão das regras do jogo atual que terão nas economias ocidentais o impacto de uma bomba atômica... chinesa. Nessa altura em que o mundo ocidental acordar será muito tarde. Nesse dia, os executivos "preçonhentos" olharão tristemente para os esqueletos das suas antigas fábricas, para os técnicos aposentados jogando boliche no clube da esquina, e chorarão sobre as sucatas dos seus parques fabris desmontados. E então lembrarão, com muitas saudades, do tempo em que ganharam dinheiro comprando "balatinho dos esclavos" chineses, vendendo caro suas "marcas-grifes "aos seus conterrâneos. 

E então, entristecidos, abrirão suas "marmitas" e almoçarão as suas marcas que já deixaram de ser moda e, por isso, deixaram de ser poderosas pois foram todas copiadas.... 
REFLITAM E COMECEM A COMPRAR - JÁ - OS PRODUTOS DE FABRICAÇÃO NACIONAL, FOMENTANDO O EMPREGO EM SEU PAÍS, PELA SOBREVIVÊNCIA DO SEU AMIGO, DO SEU VIZINHO E ATÉ MESMO DA SUA PRÓPRIA... E DE SEUS DESCENDENTES                                        

O pior é que é a realidade...
Eu mesmo já estou fazendo isto a muito tempo.
Só compro algo da China se não tiver outra solução.
Pena as bolinhas de tênis...




Minha resposta:

Importação gera muito emprego também... É preciso parar de culpar os importadores pelos males do Brasil.

Quem criou este email certamente está tentando proteger o mercado interno (que com certeza deve ser protegido, mas não assim).

Existem hoje um forte lobby (independente da discussão de ser legal ou não, no Brasil existe, quem não acredita é muito ingênuo) no congresso com intuito de tentar FREAR as importações...

O problema não é importação, o problema é o PREÇO BRASIL, que é o preço para produção no Brasil.

Não adianta NADA não comprar produto importado, o que adianta é lutar por menos tributos. Devemos  lutar para DESONERAR nossos negócios em vez de ficar tentando ONERAR os importadores...

Quanto mais dinheiro é gerado, mais a economia roda e mais empregos temos... Importadores geram tantos empregos quando exportadores. Este é outro fato que não é muito noticiado. 


Que fique claro que entendo a importância das exportações para o Brasil, inclusive a exportação tem movimentado um maior volume financeiro que a importação e isso alavanca nosso país, mas não tira de cena o fato de que a importação também ajuda a economia brasileira, e muito!

Basta pesquisarmos e acharemos que o nível de importação e exportação não é muito diferente, os BILHÕES são quase os mesmos...

O problema é que produzir no Brasil é muito caro e na China é muito barato (óbvio que existem diversos incentivos fiscais para exportadores, como drawback por exemplo).

O que deveria, era haver um meio termo, diminuir custos no Brasil, diminuindo tributos e, principalmente, os encargos sociais, já, na China, deveriam ser aumentados os custos com melhoria nos direitos dos trabalhadores.

Isso vai acontecer naturalmente. Sabe como? SINDICATO.

Sindicato é uma coisa que DÁ DINHEIRO. Eu li a respeito em algum lugar, se alguém tiver a fonte pode me deixar aqui um comentário que eu adiciono na postagem, mas agora de fato não me recordo! Mas, vamos ao que interessa:

Os Sindicalistas já estão de olho na China e o mercado chinês daqui a 20 anos poderá estar quebrado se for mal conduzida a situação... 

Os sindicalistas começarão a exigir direitos para os empregados Chineses, que não tem direito algum e por isso é que produzir lá é tão barato. Tudo vai depender de como as políticas públicas levarem tal situação a diante.

Por isso eu afirmo, não tem como afirmar que esta teoria da conspiração que vem por email vai acontecer, existem DIVERSAS variáveis. Eu não sou um grande mestre no assunto, mas ao meu ver, tudo pode acontecer. Alguém aqui nunca ouviu um senhor de idade dizer que "O BRASIL ERA PARA SER UMA POTÊNCIA!!!". E vejam só o que aconteceu? Hoje atraímos investimentos do mundo todo e, para quem não sabe, ATRAÍMOS BILHÕES EM INVESTIMENTOS E SABE QUEM INVESTIU AQUI??? OS CHINESES!!!!!!!!!!!!!

É!! Não acredita? Leia aqui, aqui e aqui.

Agora, parar de comprar importado não resolve, isso é fato. O que resolve é uma boa política interna e externa, o que infelizmente, não está sendo feito. Se melhora para quem exporta, piora para quem importa.

Se de um lado a balança está cheia, do outro está vazia, ambos os lados perdem dinheiro e empregos são extintos... Trata-se de uma faca de "dois legumes"...


A exportação é maravilhosa para o país, a importação também. A produção interna é tão importante quanto, a proteção do mercado deve ser feita, porém, não da maneira como está ocorrendo, não devemos onerar os importadores, mas sim, diminuir o PREÇO BRASIL.


O grande problema é que para reduzir o Preço Brasil o governo precisa abrir mão de alguns Tributos e, claro, aí vai sobrar menos dinheiro para os nossos queridos políticos meterem no bolso, não é verdade?


Bom mesmo seria criar um septuagésimo ministério, o Ministério de Regulamentação do Preço Brasil. Seria uma boa, não? Diminuir os tributos. Que tal um foco na redução das contribuições sociais? Ter empregado no Brasil é ridículo de tão caro. Um absurdo!


Se houvesse uma diminuição na carga tributária o Brasil iria ganhar muito e se desenvolver muito mais... Esta sim é a verdade. Reduzir o Preço Brasil é potencializar a economia.

Abraços! Deixo aqui o meu posicionamento. Aberto para discussões!

Stéfano Nonnenmacher Willig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Compartilhe