quarta-feira, 3 de agosto de 2011

COMO SALVAR UMA EMPRESA DA MORTE?

PORTAL JURÍDICO


Por ZARUR MARIANO*

EM DEBATE:

COMO SALVAR UMA EMPRESA DA MORTE?

A FERA CHAMADA MERCADO.
Estar no mercado significa riscos e incertezas a toda hora e lugar. Para enfrentá-lo é preciso reunir, cada vez mais, competências e diferenciais.

FALÊNCIA MÚLTIPLA DOS ÓRGÃOS.
Plagiando o termo usado na medicina, podemos afirmar que a empresa pode começar a sucumbir ou a ter prejuízos simplesmente porque, internamente, está morrendo, por “falência múltipla dos seus órgãos”, pois a falta de confiança nas relações internas é fator mais do que suficiente para ir contaminando as pessoas, o empreendimento e o reflexo de tudo isso é repassado, de todas as formas, e as piores possíveis, para o exigente mercado.

MUITO TRABALHO E VISÃO ESTRATÉGICA.
Uma empresa que só reage ao contexto está com os dias contados. Nossa experiência na assessoria de empreendedores tem nos dado, ao longo do tempo, um termômetro bastante confiável dessas situações. Numa boa gestão é mais do que necessário prevenir, trabalhar com visão estratégica e ações diferenciadas, fazendo as coisas acontecerem. Como diz um antigo ditado: “quem não faz poeira, acaba comendo poeira mais cedo ou mais tarde.”

GERANDO EXCELÊNCIA
.            
Nós não temos nenhuma dúvida, o primeiro passo para salvar uma empresa do abismo é ter uma adesão real ao compromisso de gerar excelência, criando uma estrutura de qualidade. Não basta boa intenção. As mudanças devem começar pelas pessoas, que são, em verdade, a empresa. Ao final do dia, a empresa vai embora para casa, juntamente com as pessoas que a integram.
O prédio, os móveis e utensílios não são a empresa. O prédio, os móveis e utensílios não são a empresa, mas apenas instrumentos nas mãos dessas pessoas. Se esses instrumentos não estiverem bem afinados por estas mesmas pessoas, o espetáculo poderá virar uma tragédia. Não podemos esquecer que o maior recurso de uma empresa não é o saldo de sua conta bancária, mas a imaginação, a criatividade, a iniciativa, a perseverança, a determinação e a capacidade de negociação das pessoas que lá estão.

MUDANÇAS.           
Existindo um real comprometimento com a mudança, arregace as mangas e vá em frente, ciente de que um motor que recebe uma meia-sola, quando necessita de uma reforma radical, voltará, sempre, a lhe dar prejuízos. Se você faz sempre do mesmo jeito, atingirá sempre os mesmos resultados. Qualquer mudança exige uma política firme, agregadora, que atraia, motive e desenvolva talentos que se somem à organização vislumbrando, sempre, o necessário ganha-ganha entre colaboradores, parceiros e clientela.

COMO MUDAR?
Comece buscando ser diferente. Seja mais atrativo no mercado. Não faça apenas o que a concorrência faz. Aja de forma que seu público alvo constate os grandes diferenciais que você agregou ao seu produto e se sinta atraído por ele.  Conheça as necessidades de seu cliente. Transmita interna e externamente confiança e ânimo a todos, deixando o desânimo para os concorrentes, e saiba administrar todas as situações a seu favor. E vida longa à sua empresa!


*Advogado, sócio da Zarur Mariano & Advogados Associados (www.zmadvogados.adv.br), com especializações, contador, pós-graduado em administração.

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