terça-feira, 23 de agosto de 2011

Tendo boas ideias... O ócio criativo... O ócio necessário!

Ultimamente tenho dedicado um tempo antes de dormir para ficar com a cabeça livre e ter ideias inovadoras... O resultado é impressionante, começo a ter vários palpites sobre o que posso fazer para melhorar o meu trabalho, meu estudo, como usar meu dinheiro, como desenvolver minhas habilidades etc... É um exercício IMPRESSIONANTE!

Certa vez ouvi dizer que "O ócio é necessário", já li diversas vezes sobre o ÓCIO CRIATIVO, que os empregados na Google tem tempo livre para jogar, bater papo (discutir ideias) etc e que isso tudo leva a criação de diversas inovações, sejam elas novidades ou melhorias nos produtos já existentes na GOOGLE...

Eu tive uma ideia há um bom tempo sobre um jogo WEB BASED, porém, a implantação deste jogo não é nada fácil (isso não quer dizer que desisti! pelo contrário!)... Falando com um amigo (e tentando ter uma ideia mirabolante) sobre o sucesso dos empreendimentos online que surgem como ideias inovadoras eu refleti cada vez mais sobre as diversas coisas que já li a respeito...

Uma vez li, não me lembro onde, que o criador do twitter gostava de viajar por aí e falar com pessoas de diversas áreas de trabalho, cada uma menos conectada com a outra, uma coisa NADA tinha de semelhante com a outra... Tudo para exercitar o cérebro e ter diversas visões sobre vários assuntos...

Mas, como tenho dedicado este tempo para refletir, comprovei o que eu sempre li e acreditei sem testar, que o ÓCIO é de fato necessário e ÚTIL (quando o exercitamos criativamente)...

Ao encontro de tudo isto que eu venho pensando há um bom tempo recebi por email hoje um artigo do SAIA DO LUGAR que me levou a ler outro artigo deles... Este segundo artigo, eu vou colocar aqui para vocês hoje, pois achei MUITO BOM!!!


Um abraço,
Stéfano Nonnenmacher Willig.


A origem das boas ideias


A primeira coisa que vem na cabeça quando pensamos em empreendedorismo é: ter uma ideia de negócio.
Fuçando pela internet achei um vídeo sensacional do TED (evento em que ocorrem as melhores palestras do mundo) que trata justamente sobre esse tema.
Infelizmente não consegui achar uma versão do vídeo com legendas, então segue um pequeno resumo pra quem tiver dificuldades com o inglês.
Características de boas ideias
Como será que surgiu a ideia de fazer essa montagem?
Ideias levam tempo para amadurecer
É muito comum pensarmos naquela ideia genial que mudou o mundo do dia pra noite. Porém, na realidade uma ideia leva tempo até que seja transformada em algo palpável que cause impacto na vida das pessoas.
Para inovar e criar uma empresa a partir de uma ideia, é fundamental saber que ideias levam tempo para amadurecer e tomar a forma de algo que seja realmente aplicável na prática.
Boas ideias são um somatório de palpites
Uma ideia sozinha não serve pra muita coisa. Se você quer construir algo relevante, saiba que muitas outras ideias serão somadas à ideia inicial. Inclusive, se você pretende fazer uma ideia ter impacto, se prepare para ouvir palpites contrários à sua opinião.
Saber ouvir as pessoas e agrupar palpites à sua ideia é o que diferencia as pessoas que conseguem construir algo das que ficam só no mundo das ideias.
A inovação acontece quando as pessoas estão conectadasO pensamento comum é de que as ideias inovadoras surgem quando você está trancado em um laboratório focado em resolver algum problema específico e tem a sorte de pensar em uma ideia genial. Porém, a construção de uma boa ideia (soma de palpites) é acelerada quando você se conecta com outras pessoas.
Pra resumir, tem uma frase muito bacana do vídeo: A sorte favorece as pessoas que estão conectadas.

(Link para o vídeo no Youtube)
Conclusão
Na prática, pra que sua empresa tenha um grande diferencial competitivo, você precisa ser uma máquina de geração e execução de ideias.
Se você quiser se aprofundar no assunto, recomendo muito ouvir o episódio 1 do Empreendecast: como gerar ideias para sua empresa.
Abraços,
Millor Machado (a favor de boas ideias)
Obs.:  Impressionante como os corretores ortográficos ainda não aprenderam que ideia não tem acento!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Compartilhe