quarta-feira, 20 de julho de 2011

Alternativas para a expansão de seus negócios.

Quando uma empresa consegue ser bem sucedida no mercado onde ela atua, e este sucesso se reflete no aumento do seu faturamento e de sua lucratividade, é sinal de que chegou a hora de pensar na expansão desse negócio.

A aplicação do ditado popular que diz que “em time que esta ganhando não se mexe” não serve para este tipo de situação, pois o que se espera de uma empresa de sucesso é o seu crescimento e a respectiva multiplicação dos seus bons resultados.

Mas, quais são os caminhos disponíveis para a expansão de uma empresa? Analisaremos rapidamente algumas opções, iniciando com a franquia.

Franquia:

Quando se tem uma empresa de sucesso possui uma marca forte no mercado, uma opção para sua expansão é ela se tornar uma franquia. No sistema de franquia, a empresa franqueadora compartilha o seu modelo de negócios juntamente com o uso de sua marca para empreendedores interessados em atuar no mesmo segmento de mercado, cobrando royalteis pelo uso da marca além das taxas combinadas no contrato da franquia. Além disso, a franqueadora fornecerá seus bens e/ou serviços de forma exclusiva ou não aos seus franqueados.

As vantagens em se tornar uma franquia é que os investimentos para abertura de uma franquia são suportados pelo franqueador. Além disso, o franqueador não é responsável pelas dívidas de seus franqueados junto aos seus fornecedores, não sendo também responsável pelas obrigações tributárias e trabalhistas desses franqueados.

A desvantagem desse modelo é o tempo e o investimento que o franqueador deverá realizar para adequar sua empresa ao formato de franquia.

Abertura de filiais:

Outra opção de expansão de uma empresa é a abertura de filiais. Neste modelo, a empresa preserva sua estrutura societária, ou seja, não há alteração nem no tipo societário adotado e nem no quadro de seus sócios.

A maior vantagem na abertura de filiais é a manutenção do total controle dos sócios sobre as atividades e sobre os lucros gerados pelas filiais. Por outro lado as desvantagens desse sistema estão diretamente relacionadas com essa total subordinação das filiais em relação à sua matriz, ou seja, a matriz além de arcar com os custos de abertura da filial, tais como despesas com o imóvel, equipamentos, instalações. Além disso, a matriz responderá pelas dívidas e obrigações geradas pelas filiais, inclusive as tributárias e trabalhistas, visto se tratar de estabelecimentos de uma mesma empresa.

Joint Venture:

Joint venture é o nome dado quando duas ou mais empresas que se unem para aproveitar ou explorar uma oportunidade de negócio que gere lucros para todas as empresas participantes. Este tipo de união pode ser realizado de várias formas. No caso aqui analisado, ela costuma ser permanente, ou seja, haverá a fusão ou a incorporação das empresas envolvidas, de modo que no final restará apenas uma única empresa.

Neste caso a joint venture será utilizada para expansão das empresas envolvidas, pois os estabelecimentos que antes eram concorrentes entre si passarão a ser utilizados como novos pontos de venda e/ou de prestação de serviços da nova empresa criada pela joint venture.

A vantagem na utilização desse tipo de joint venture está no baixo custo da expansão das empresas envolvidas, visto que a estrutura a ser utilizada já existe.

Já as desvantagens estão na complexidade da negociação e na formalização dessa joint venture, uma vez que serão necessários acordos entres os sócios das empresas participantes, além dos custos com a elaboração de laudos e dos documentos jurídicos necessários para sua concretização.

Dessa forma, vimos que existem vários caminhos que uma empresa pode adotar para sua expansão. Todos apresentam pontos positivos e negativos, de forma que cabe aos empresários envolvidos analisarem qual deles se ajusta melhor à sua realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Compartilhe